[ARENA] Um mês de Arte Brasileira no CAM

Patrícia Rosa (Colaboradora) prosa gulbenkian.pt
Terça-Feira, 4 de Novembro de 2008 - 16:42:45 WET


Um mês de Arte Brasileira no CAM
 Conversas com curadores internacionais e uma selecção de vídeos sobre artistas brasileiros
 A apresentação do livro "Horizontes", do artista brasileiro Waltercio Caldas, no próximo dia 4 de Novembro, terça-feira, às 18h, na Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna, marca o início de um novo programa que vai decorrer no CAM até 7 de Dezembro, que inclui um Ciclo de Conversas com curadores internacionais e a projecção de vídeos sobre artistas brasileiros. Todos os eventos são de entrada livre.
 Por ocasião do lançamento do livro "Horizontes", uma edição no âmbito da exposição patente no CAM até 4 de Janeiro, Waltercio Caldas estará em Lisboa para uma Conversa com Ângelo de Sousa, moderada por Jorge Molder. Nascido no Rio de Janeiro, em 1946, Waltercio Caldas é autor de uma obra com cerca de 40 anos, desenvolvida em diferentes suportes: escultura, desenho, artes gráficas, gravura, cenografia e figurinos. Artista, intelectual e homem de cultura, colaborou em vários projectos editoriais ligados às artes visuais e à literatura. A internacionalização de Waltercio Caldas ganhou força a partir dos anos 90, como um dos artistas brasileiros mais importantes da sua geração.
 A partir de 6 de Novembro, na Sala das Tapeçarias do CAM, será projectado um vídeo sobre Waltercio Caldas intitulado "Apaga-te Sésamo". Realizado por Miguel Rio Branco, este filme já premiado insere-se no projecto Série RIOARTE, composto por 24 vídeos sobre artistas brasileiros contemporâneos, realizados entre 1984 e 2005. As projecções estarão em loop, entre 6 de Novembro e 7 de Dezembro, todas as quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 18h. Vídeos sobre o trabalho de Lygia Clark, Tunga, Cildo Meireles, Lygia Pape, António Dias e José Resende, entre outros, fazem parte do programa de sessões diárias.
 O Ciclo de Conversas sobre Arte Brasileira prossegue no dia 20 de Novembro, com Paulo Venancio Filho, curador, crítico de arte e professor, que falará sobre "Waltercio Caldas e a sua geração de artistas", no contexto artístico do Rio de Janeiro dos anos 70 e nas suas transformações. Dia 27 de Novembro, Paulo Herkenhoff falará sobre o Neoconcretismo como momento inaugural da autonomia da arte brasileira. Historiador e crítico de arte, Herkenhoff foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1985-90), curador-adjunto no MOMA (1999-2002) e director do Museu Nacional de Belas Artes do Rio Janeiro (2002-2006). Este programa de debates termina no dia 4 de Dezembro com Guy Brett, que comissariou a mais recente exposição de Cildo Meireles, actualmente na Tate Modern, em Londres. A conversa com o curador vai desenvolver-se em torno da obra de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Este ciclo realiza-se sempre na Sala Polivalente, quintas-feiras, às 18h30.
 A exposição "Horizontes", de Waltercio Caldas, foi inaugurada em Julho deste ano e poderá ser visitada até 4 de Janeiro de 2009. O lançamento do livro realiza-se na próxima terça-feira, 4 de Novembro, às 18h, na Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna, com a presença de Waltercio Caldas, Ângelo de Sousa e Jorge Molder.
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20081104/60437f71/attachment.html>


Mais informações acerca da lista ARENA