[ARENA] NOVAS GEOGRAFIAS, Lisboa | inaugura próxima 5f (8 de Maio) às 22h, PLATAFORMA REVÓLVER

Lúcia Marques lucia_marques hotmail.com
Sexta-Feira, 2 de Maio de 2008 - 21:02:40 WEST


NOVAS GEOGRAFIAS, LISBOA | Mónica de Miranda

Plataforma Revólver, Lisboa, PORTUGAL
08.05.2008 - 14.06.2008

Curadoria: Lúcia Marques

Inauguração: 8 de Maio, às 22h00

PLATAFORMA REVÓLVER
Rua da Boavista, n.º 84, 3.º
(próximo do bar Lounge, do Museu das Comunicações e do Largo do Conde Barão)
tel: 21 343 32 59 | http://www.artecapital.net/plataforma.php

######################################################

A artista MÓNICA DE MIRANDA
Mónica de Miranda é uma artista cuja biografia cruza diferentes nacionalidades reflectindo-se desde logo essa intersecção fértil de referências no seu próprio trabalho. A sua obra tem dado origem a uma miríade de paisagens com variadas identidades culturais, recorrendo também a múltiplas possibilidades de expressão (vídeo, fotografia, som, escultura, instalação) para reflectir sobre os novos territórios transnacionais do mundo onde vivemos. Interessa-lhe o modo como a experiência migratória global se tem tornado uma nova actividade topológica, influenciando decisivamente a recriação de fronteiras geográficas, culturais e sociais, bem como a nossa própria noção de “lugar” e de “sentimento de pertença” a um contexto específico. 

A artista parte da sua própria experiência pessoal e do seu círculo de amigos, familiares e colegas, para levar a cabo uma série de estratégias artísticas, habitualmente feitas através de uma rede activa de colaboradores, nas quais a participação é estimulada, motivando assim também o debate sobre a própria criação artística junto de públicos mais alargados, nomeadamente através de workshops desenvolvidos com comunidades locais. Ou nas suas palavras em conversa para a preparação desta exposição: “É uma reflexão da minha própria experiência de imigração e relação com essa realidade dentro da minha comunidade pessoal de amigos e familiares. Reflicto sobre a minha biografia e território transcultural que ocupo no Mundo” (Mónica de Miranda).

NOVAS GEOGRAFIAS: Londres-Lisboa-Amesterdão
Novas Geografias, de Mónica de Miranda, é uma exposição que surge do desenvolvimento dessas actividades multifacetadas, permitindo um olhar actual sobre o trabalho que a artista tem vindo a desenvolver nos últimos anos. Organizada na primavera de 2007, em Londres, na 198 Gallery – Contemporary Arts and Learning, a sua itinerância foi pensada como um circuito entre grandes cidades marcadas por fluxos migratórios, implicando a co-produção de um conjunto de novos trabalhos relacionados com o respectivo contexto local de apresentação. A exposição assenta assim no estabelecimento de uma rede co-curatorial que liga Londres (Eva Langret/198 Gallery), Lisboa (Lúcia Marques/Plataforma Revólver) e Amesterdão (Evelyn Raat/Imagine IC), conectando os diferentes espaços de apresentação e respectivos interlocutores.



A exposição na PLATAFORMA REVÓLVER

Acolhidas pela Plataforma Revólver, um espaço alternativo ao circuito institucional de Lisboa, estas “novas geografias” propõem uma reflexão sobre o facto da criação artística se ter tornado o território por excelência da interculturalidade, tendo a obra de Mónica de Miranda como ponto de partida. Trata-se da primeira mostra individual da artista em Lisboa, na qual se reunirão 3 novos trabalhos relacionados com esta cidade (Greater Lisbon – A to Z, Tuning Lisboa, e Where r u from), para além de 4 séries realizadas entre 2004 e 2007 (Changing skins, In the Back of our hands, Bitting Nations, e States) e de uma escultura inédita (Comic Relief, 2007).

Houve ainda oportunidade de criar uma extensão da exposição no Voyeur Project View (de 12 de Junho a 13 de Julho 2008), permitindo ligar duas das mais promissoras estruturas que em Lisboa têm dado espaço a projectos independentes no domínio da arte contemporânea.

As “novas geografias” transitarão por sua vez para o Imagine IC – Imagine Identity and Culture de Amesterdão, sob curadoria de Evelyn Raat, somando ao conjunto de trabalhos comuns à exposição de Londres e Lisboa as novas produções que mapeiam as diferentes comunidades que actualmente caracterizam a maior cidade dos Países Baixos. A última etapa desta itinerância terá então lugar em Londres, num regresso à 198 Gallery, que apresentará uma selecção das novas obras realizadas nas capitais inglesa, portuguesa e holandesa, reunindo as diferentes perspectivas trabalhadas por Mónica de Miranda numa rede de cidades, locais, pessoas, biografias, identidades.


ACTIVIDADES PARALELAS à exposição

10 de Maio (sábado), às 18h00: Conversa com a artista e a curadora na exposição
Plataforma Revólver. Entrada Livre. 

14 de Maio (4.ª feira), às 15h30: Conferência “Novas Geografias @ Lisboa” pela curadora, no âmbito do Seminário Internacional Europa a Preto e Branco. 
Centro de Estudos Comparatistas da Fac. de Letras da Univ. de Lisboa. 
Entrada condicionada a inscrição no seminário. 
Mais informações: http://www.comparatistas.edu.pt/

O catálogo da exposição intitula-se Novas Geografias: Londres-Lisboa-Amesterdão. Mónica de Miranda (versão bilingue: português/inglês) e estará disponível após a inauguração.

PARCERIA INTERNACIONAL
198 Gallery (Londres, curadoria: Eva Langret) http://www.198.org.uk/
Plataforma Revólver (Lisboa, curadoria: Lúcia Marques) http://www.artecapital.net/plataforma.php
Imagine IC (Amesterdão, curadoria: Evelyn Raat) http://www.imagineic.nl/



_________________________________________________________________
Connect to the next generation of MSN Messenger 
http://imagine-msn.com/messenger/launch80/default.aspx?locale=en-us&source=wlmailtagline


Mais informações acerca da lista ARENA