[ARENA] Novo projecto do LX 2.0: Corrida Espacial #1 de André Sier
Luis Silva
silva.luis netcabo.pt
Sexta-Feira, 7 de Março de 2008 - 09:37:06 WET
A Lisboa 20 Arte Contemporânea lança publicamente hoje, dia 7 de
Março, o novo projecto encomendado através do seu programa online, LX
2.0 (http://www.lisboa20.pt/lx20). Trata-se de Corrida Espacial #1,
de André Sier.
Corrida Espacial#1 é uma simulação 3d onde equipas de agentes
autónomos atravessam paisagens abstractas em busca de um estranho
combustível verde, capaz de abastecer uma nave espacial, única forma
da equipa se deslocar para outro planeta, o nível seguinte. Os
membros da equipa agrupam-se, a cada momento, em torno da lógica
actual da equipa: procurarem ou correrem para a nave, recolherem
combustível, agruparem-se ou separarem-se dos restantes membros. Cada
elemento tem características únicas e organiza-se, com os restantes
elementos na paisagem, em enxames que vão executando as acções
requeridas até atingirem o seu objectivo, a conquista da nave.
Os agentes atravessam a paisagem abstracta na busca do combustível
verde. Quando possuem o máximo que conseguem transportar, retornam à
base para lá o depositarem. Quando a equipa consegue o combustível
necessário, correm para a nave espacial que os lança para o espaço,
chegando a um novo planeta desconhecido. Ao chegarem, alertam a
população local, que vai também começar a competir pelo combustível,
na esperança de levarem eles a nave a novos mundos.
Corrida Espacial#1 segue continuamente esta lógica, numa estrutura de
jogo de computador abstracto, onde o cumprimento de determinadas
tarefas-chave e a derrota do opositor permite a passagem para o nível
seguinte. Mas a cada passagem de nível não se está mais perto do
final da missão. A corrida espacial não tem fim nem jogabilidade
possível. É uma fantasia generativa abstracta que utiliza a
linguagem, códigos e estratégias dos jogos de computador actuais.
André Sier trabalha como artista-programador. É licenciado em
filosofia, tendo também estudado pintura e escultura. Produz objectos
que envolvem linguagens de programação áudio-visuais que tem vindo a
expor desde finais anos 90 em diversos espaços, bem como colaborado
com artistas plásticos, performers e músicos. Desde 2002 lecciona
programação áudio-visual, e orienta workshops em vários eventos.
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20080307/a7214327/attachment.html
Mais informações acerca da lista ARENA