[ARENA] Novo projecto do LX 2.0: Corrida Espacial #1 de André Sier

Luis Silva silva.luis netcabo.pt
Sexta-Feira, 7 de Março de 2008 - 09:37:06 WET


A Lisboa 20 Arte Contemporânea lança publicamente hoje, dia 7 de  
Março, o novo projecto encomendado através do seu programa online, LX  
2.0 (http://www.lisboa20.pt/lx20). Trata-se de Corrida Espacial #1,  
de André Sier.

Corrida Espacial#1 é uma simulação 3d onde equipas de agentes  
autónomos atravessam paisagens abstractas em busca de um estranho  
combustível verde, capaz de abastecer uma nave espacial, única forma  
da equipa se deslocar para outro planeta, o nível seguinte. Os  
membros da equipa agrupam-se, a cada momento, em torno da lógica  
actual da equipa: procurarem ou correrem para a nave, recolherem  
combustível, agruparem-se ou separarem-se dos restantes membros. Cada  
elemento tem características únicas e organiza-se, com os restantes  
elementos na paisagem, em enxames que vão executando as acções  
requeridas até atingirem o seu objectivo, a conquista da nave.

Os agentes atravessam a paisagem abstracta na busca do combustível  
verde. Quando possuem o máximo que conseguem transportar, retornam à  
base para lá o depositarem. Quando a equipa consegue o combustível  
necessário, correm para a nave espacial que os lança para o espaço,  
chegando a um novo  planeta  desconhecido. Ao chegarem, alertam a  
população local, que vai  também começar a competir pelo combustível,  
na esperança de levarem eles a nave a novos mundos.
Corrida Espacial#1 segue continuamente esta lógica, numa estrutura de  
jogo de computador abstracto, onde o cumprimento de determinadas  
tarefas-chave e a derrota do opositor permite a passagem para o nível  
seguinte. Mas a cada passagem de nível não se está mais perto do  
final da missão. A corrida espacial não tem fim nem jogabilidade  
possível. É uma fantasia generativa abstracta que utiliza a  
linguagem, códigos e estratégias dos jogos de computador actuais.

André Sier trabalha como artista-programador. É licenciado em  
filosofia, tendo também estudado pintura e escultura. Produz objectos  
que envolvem linguagens de programação áudio-visuais que tem vindo a  
expor desde finais anos 90 em diversos espaços, bem como colaborado  
com artistas plásticos, performers e músicos. Desde 2002 lecciona  
programação áudio-visual, e orienta workshops em vários eventos.
  
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20080307/a7214327/attachment.html 


Mais informações acerca da lista ARENA