[ARENA] Petições online em defesa do ensino artístico em Portugal

João Martins joaomartins mac.com
Terça-Feira, 5 de Fevereiro de 2008 - 21:28:24 WET

Arena:

Não sei se este assunto já foi abordado e imagino que pelo menos alguns
de vós já se tenham deparado com estas petições, mas tenham lá paciência
com este recém-chegado.

Estão online duas petições em Defesa do Ensino Artístico e Contra o Fim
do Ensino Especializado da Música em Portugal.

Uma é dirigida ao *Ministério da Educação*, *Contra o Fim do Ensino
Especializado da Música em Portugal*
<http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html>, e outra ao
*Primeiro Ministro* e ao *Presidente da República*, em *Defesa do Ensino
Artístico em Portugal* <http://www.petitiononline.com/prpm/petition.html>.

Esta é (mais) uma luta desesperada e, será até difícil de entender para
muita gente que não teve nunca nenhum tipo de relação com o ensino
artístico público, particularmente com o ensino da música, como é
assegurado nos Conservatórios.
Eu estou convencido que a urgência de travar (mais) esta batalha reside
precisamente no facto de o país estar tão empobrecido, no que à educação
artística diz respeito, que não se percebe que estão a usar
demagogicamente os argumentos em favor da tão necessária generalização
do *Ensino Pelas Artes* para rebentar de vez com o *Ensino das Artes*
(ou, pelo menos, com o ensino especializado da Música, no caso
vertente). Ninguém no seu perfeito juízo discutirá da justiça e da
necessidade de investir (seriamente) no *Ensino Pelas Artes*. Mas
aceitar que isso possa ser feito sacrificando o ensino especializado da
Música é como aceitar uma amputação desnecessária, prescrita como placebo.

Foi por isso que acrescentei à minha assinatura nas petições:

   Como músico, formado em grande parte no Conservatório de Música de
   Aveiro de Calouste Gulbenkian, sinto-me pessoalmente violentado por
   estas medidas que deturpam, de forma intencional, as opções que eu e
   centenas de colegas fizemos ao usar os Conservatórios como
   verdadeiras Escolas, onde aprendemos algumas das coisas mais
   valiosas de todo o nosso percurso, sem nos preocuparmos com diplomas
   ou outras burocracias. Parece-me ainda evidente a necessidade de
   explicar ao Ministério da Educação a vital diferença que existe
   entre o Ensino das Artes e o Ensino Pelas Artes. São ambos aspectos
   fundamentais em qualquer sistema educativo e têm sido
   sistematicamente mal-tratados no nosso país e é maquiavélico usar
   um— o Ensino Pelas Artes— como pretexto para acabar com o outro— o
   Ensino das Artes. Dessa forma, a prazo, acaba-se com tudo.

Peço-vos encarecidamente que usem alguns minutos do vosso precioso tempo
para lerem, reflectirem e, quem sabe, se associarem a estas duas petições:

Muito obrigado a todos pela atenção.

Com os melhores cumprimentos,
João Martins
http://joaomartins.entropiadesign.org