[ARENA] um país de patos bravos

arslonga arslonga netcabo.pt
Terça-Feira, 5 de Fevereiro de 2008 - 14:10:19 WET


olá pedro,

não podia concordar mais contigo. e acho importante teres lançado este assunto a debate e reflexão aqui na arena.
o enfoque da questão, nos media, parece estar no acto de assinar projectos que foram feitos por outros e como tal constituirem uma pequena ilegalidade.
mas para mim o problema está, como bem referes, no facto de quem pode assinar projectos de arquitectura em Portugal. que interesses existem que não permitem a alteração do famoso decreto?
os mamarrachos que vi no Público são poluição estética e totalmente inconsistentes com o actual discurso e imagem pública do Primeiro Ministro. e para além do mais, nem sequer possuem a fantasia delirante que os permitiria constarem do livro "Casas de sonhos : emigrantes construtores no Norte de Portugal" de Roselyne de Villanova, Carolina Leite e Isabel Raposo.

aproveitaria para lembrar Schiller. na Alemanha romântica do final do século XVIII, Schiller escreve em 1795 as suas Cartas sobre a Educação Estética da Humanidade, influenciado pelo pensamento kantiano e decepcionado com o terror da pós-revolução em França, nas quais defende o estético como pré-condição de acesso à liberdade e à verdade . Segundo Schiller, apenas o Estado estético permite aceder à liberdade: "se no Estado dinâmico dos direitos o homem limita o homem enquanto força - se no Estado ético  dos deveres enfrenta o homem com a majestade da lei e lhe prende a vontade, no círculo do belo convívio, do Estado estético, ele pode aparecer-lhe somente enquanto forma, deve apresentar-se-lhe apenas como objecto do livre jogo. Dar liberdade através da liberdade é a lei fundamental desse reino" . E é também o Estado estético que permite a ultrapassagem da fragmentação do homem e da sociedade: "Se já a necessidade força o homem a organizar-se em sociedade e a razão nele implanta princípios sociais, é somente a beleza que pode dar-lhe um caracter sociável. Somente o gosto permite harmonia na sociedade, pois cria harmonia no indivíduo. Todas as outras formas de concepção fragmentam o homem, pois fundam-se exclusivamente na parte sensível de seu ser ou na espiritual; somente a concepção estética faz dele um todo ao exigir a concordância de suas duas naturezas". Deste modo, uma sociedade que pretendesse basear-se na racionalidade e na liberdade deveria imbuir-se previamente de valores estéticos.

ps- citações de "Cartas sobre a Educação Estética da Humanidade". 2ª edição, São Paulo, EPU, 1992

susana mendes silva
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20080205/fe3e292f/attachment.html 


Mais informações acerca da lista Arena