[ARENA] DEIJEN AO CÂO: WELCOME TO THE REAL

Nuno Coelho compact nunocoelho.net
Sábado, 19 de Abril de 2008 - 10:41:34 WEST

Olá a todos/as,

Apesar do assunto do cão ter gerado a maior onda de mensagens na Arena de
que tenho memória, decidi não intervir até ao momento em que a discussão
tomou um caminho claramente mais interessante a partir do momento em que
X. Lois Gutiérrez publicou uma mensagem esta semana, mensagem esta que
subscrevo.

Não querendo discutir a dimensão ética do artista Guillermo Vargas Habacuc
(ou a falta dela), a verdade é que, ao investirmos tanto tempo a discutir
aquilo que poderei considerar como um "mal menor", estaremos a desviar a
nossa atenção de assuntos realmente mais dramáticos. Talvez a
participação, ou não, do referido artista na Bienal Centroamericana de
Arte, seja um tema fabricado com a qual a vida artística poderá andar
obcecada e que apenas nos distrai daquilo que é realmente importante.

A minha questão fundamentalmente é a seguinte: entre discutir Direitos
Humanos e direitos dos animais, eu sei bem em qual deles prefiro gastar o
meu tempo. Obviamente a situação ideal seria ter tempo para discutir os
dois assuntos, mas para mim, um será sempre tremendamente mais importante
que o outro.

A título ilustrativo, lembro-me de ver "Super Size Me" de Morgan Spurlock,
documentário sobre a indústria alimentar norte-americana, onde o próprio
Spurlock se submete a uma dieta de "fast-food". Numa das cenas, a sua
namorada, cozinheira e vegetariana "militante", afirma ter muita pena por
todos os coitados animais abatidos, ao mesmo tempo que enverga uma t-shirt
com um enorme logo de uma marca de roupa mundialmente conhecida. Ora esta
marca continua a ter das piores políticas sociais do mundo, fabricando as
suas roupas em "sweatshops", um assunto que Naomi Klein expôs de uma forma
muito elucidativa no seu livro "No Logo". Compreendo o que a namorada de
Spurlock queria dizer, mas a força das suas palavras desvaneceu-se quando
eu pensava se ela teria realmente consciência da proveniência da sua
t-shirt e em que condições teria sido fabricada.

Concluindo, quantos de nós passámos por cães vadios na rua sem termos
sequer consciência da existência deles? E este cão em particular, só terá
toda a nossa atenção simplesmente porque foi elevado à categoria de
"obra-de-arte"? Quantas crises humanitárias terão de ser elevadas à
categoria de "obra-de-arte" para que a comunidade internacional (e neste
caso, a comunidade artística) realmente tome consciência da existência
delas?

Nuno Coelho

Nuno Coelho
Designer de Comunicação