[ARENA] ainda o cão...

alexandre a.r. costa directoriman gmail.com
Quinta-Feira, 3 de Abril de 2008 - 17:08:30 WEST

Boa Miguel! De facto a lista não tem parado, e isso na minha opinião é muito
positivo como deverá ser a opinião dos restantes membros...e como
constatado, a partir de um assunto polémico...

Em relação ao tema do debate, bom, a prática artística contemporânea lida
com subjectividade e realidade e assim sendo apenas vejo este "trabalho" por
aí, ou seja, até que o poderia considerar subjectivo pelo plano de
incertezas proporcionado em diversas frentes e alimentado a partir dessa
discussão que segue em "estado de hipnose colectiva"...e realista, pelo
impacto de discussão sobre o Real e a problemática da responsabilidade do
artista face ao próprio Real.

Não tenho qualquer dúvida que este artista acabou por demonstrar que não é
um bom artista, que aliás até assume um carácter bastante determinista e
linear, portanto a complexidade enquanto propulsor de interesse se existir
aqui será de facto pelo compromisso com a representação e menos com a
re-construção...o que somando à falta de responsabilidade em variadíssimas
frentes deste "artista" converte tudo isto num grande espectáculo de
distracção sobre o que deveriamos estar ocupados enquanto...artistas. E sob
o pressuposto de que o propósito desse "artista" poderia ser mesmo o
"arriscar" e provocar este tipo de debates, então onde está a
responsabilidade desse "artista"? Onde está ele para discutir???

Um grande abraço ao João Louro, também sou um fulgorante defensor dos
direitos dos animais, só quem lida com eles como sei-o bem que o João lida,
assim como eu, é que percebe a real "realidade" destes fabulosos seres, digo
isto perfeitamente consciente também das possibilidades oportunistas de
alguns donos que alteram a personalidade do cão (espelhando a sua distorção
sócio-cognitiva).

E depois disto tudo também me lembrei que afinal eu também tenho uma obra
com um cão, um português, o ruff. a partir do registo de uma hipotética
entrevista que lhe fiz entre a minha e a linguagem dele sobre arte
contemporânea...
O trabalho foi elaborado entre 2005 e 2007 e chama-se "Estórias de um cão
inteligente: my dog is more explained than what many people of the art world
can think". É apresentado em duas projecções de vídeo. Para os mais
interessados numa prática artística portuguesa (que lida com outros
propósitos sobre a arte e sobre um cão, considerado por mim, fabuloso),
podem ver mais em:
http://www.saatchi-gallery.co.uk/yourgallery/artist_profile//25974.html
Um abraço
Alexandre A.R. Costa