[ARENA] uma ovelha, um cavalo, uma vaca, um porco, uma cabra e um veado (para somar ao cão)

miguel leal ml virose.pt
Quinta-Feira, 3 de Abril de 2008 - 16:26:10 WEST


Acabaram de nos enviar uma nova referência que não podia ser mais  
oportuna para a discussão em curso. Há poucos dias, o Nuno Ramalho  
publicou um post no Sombrachinesa a propósito de uma exposição  
recente do argelino radicado em Paris Adel Abdessemed, em São  
Francisco. A polémica instalou-se e as motivações são próximas das do  
caso que gerou mais de duas dezenas de posts na [ARENA]... Fica mais  
esta deixa para a lista...Talvez assim se consiga sair da armadilha  
do caso concreto do cão e do Habucuc...

ml


______________________

Nuno Ramalho no blog Sombra Chinesa
[http://sombrachinesa.blogspot.com/2008/03/uma-breve-nota-partir-de- 
so-francisco.html]

uma breve nota a partir de são francisco


-------------- próxima parte ----------
Um anexo que não estava em formato texto não está incluído...
Nome : 4.jpg
Tipo : image/jpeg
Tam  : 32161 bytes
Descr: não disponível
Url  : http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20080403/9810d752/attachment-0001.jpg 
-------------- próxima parte ----------


adel abdessemed, don't trust me, 2008

a recém-inaugurada exposição do argelino radicado em paris adel  
abdessemed, patente nas walter & mcbean galleries do san francisco  
art institute sob comissariado de hou hanrou, que acumula a  
programação do espaço com a direcção dos exhibitions and public  
programs do instituto, foi hoje temporáriamente suspensa.

a decisão foi tomada pela presidência do instituto na sequência de  
centenas de e-mails e telefonemas, alguns sob a forma de ameaça  
directa, que têm inundado a escola, também alimentados por uma  
reportagem de uma cadeia de televisão local (subsidiária, note-se, da  
fox news), que noticiou a exposição.
pesou igualmente na decisão o facto de alguns elementos da própria  
escola, sobretudo professores, terem manifestado o seu desagrado  
relativo ao conteúdo dos trabalhos de abdessemed.

o centro da polémica são uma série de 6 vídeos em que é filmada  
morte, através de um golpe de martelo administrado na cabeça, de seis  
animais: uma ovelha, um cavalo, uma vaca, um porco, uma cabra e um  
veado (que ainda por cima, parece o 'bambi'). através deste animais -  
todos eles, note-se, consumivéis; os vídeos terão sido feitos num  
local de abate - são invocados, entre outros, conceitos como  
inocência ou morte, cujas relações maniqueístas aparecem tão  
evidentes no caso americano, da região californiana e mais ainda na  
área da baía de s. francisco.

o efeito dos vídeos, com a acção a ser repoduzida em 'loops' de curta  
duração, é absolutamente poderoso na forma como produz um choque  
imediato no espectador; ninguém é incólume a estas imagens, garanto.  
mas enquanto problematização daquilo que é invocado (o desafio dos  
parâmetros sociais, culturais, religiosos, a crença na revolução do  
indivíduo e do colectivo, o transcender desse ideal numa gestação de  
novos referentes, afrontando pressupostos estabelecidos), parece mais  
difícil de engolir; torna-se improvável encontrar aqui pouco mais do  
que a gestão de uma fórmula razoávelmente rentável de fazer 'arte  
política', de espírito rebelde e inconformado.

depois desta decisão de suspender a mostra, segue-se uma discussão  
aberta na aula magna do instituto, a decorrer na próxima segunda- 
feira, entre o comissário hanrou, o reitor do instituto e também  
comissário okwui enwezor, e os professores john rapko e tony labat;  
como estudei com os três últimos, posso adivinhar um confronto  
energético mas inteligente entre propostas de investigação estética e  
sua utilização bem diferentes, certamente a não perder. uma espécie  
de duelo de 'western', com palavras e ideias afiadas. quanto à  
polémica, estou certo que o artista e o galerista nova-iorquino david  
zwirner agradecem.

[...]

______________________________


Mais informações acerca da lista ARENA