[ARENA] uma ovelha, um cavalo, uma vaca, um porco, uma cabra e um veado (para somar ao cão)
miguel leal
ml virose.pt
Quinta-Feira, 3 de Abril de 2008 - 16:26:10 WEST
Acabaram de nos enviar uma nova referência que não podia ser mais
oportuna para a discussão em curso. Há poucos dias, o Nuno Ramalho
publicou um post no Sombrachinesa a propósito de uma exposição
recente do argelino radicado em Paris Adel Abdessemed, em São
Francisco. A polémica instalou-se e as motivações são próximas das do
caso que gerou mais de duas dezenas de posts na [ARENA]... Fica mais
esta deixa para a lista...Talvez assim se consiga sair da armadilha
do caso concreto do cão e do Habucuc...
ml
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Nuno Ramalho no blog Sombra Chinesa
[http://sombrachinesa.blogspot.com/2008/03/uma-breve-nota-partir-de-
so-francisco.html]
uma breve nota a partir de são francisco
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Um anexo que não estava em formato texto não está incluído...
Nome : 4.jpg
Tipo : image/jpeg
Tam : 32161 bytes
Descr: não disponível
Url : http://lists.virose.pt/pipermail/arena_lists.virose.pt/attachments/20080403/9810d752/attachment-0001.jpg
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adel abdessemed, don't trust me, 2008
a recém-inaugurada exposição do argelino radicado em paris adel
abdessemed, patente nas walter & mcbean galleries do san francisco
art institute sob comissariado de hou hanrou, que acumula a
programação do espaço com a direcção dos exhibitions and public
programs do instituto, foi hoje temporáriamente suspensa.
a decisão foi tomada pela presidência do instituto na sequência de
centenas de e-mails e telefonemas, alguns sob a forma de ameaça
directa, que têm inundado a escola, também alimentados por uma
reportagem de uma cadeia de televisão local (subsidiária, note-se, da
fox news), que noticiou a exposição.
pesou igualmente na decisão o facto de alguns elementos da própria
escola, sobretudo professores, terem manifestado o seu desagrado
relativo ao conteúdo dos trabalhos de abdessemed.
o centro da polémica são uma série de 6 vídeos em que é filmada
morte, através de um golpe de martelo administrado na cabeça, de seis
animais: uma ovelha, um cavalo, uma vaca, um porco, uma cabra e um
veado (que ainda por cima, parece o 'bambi'). através deste animais -
todos eles, note-se, consumivéis; os vídeos terão sido feitos num
local de abate - são invocados, entre outros, conceitos como
inocência ou morte, cujas relações maniqueístas aparecem tão
evidentes no caso americano, da região californiana e mais ainda na
área da baía de s. francisco.
o efeito dos vídeos, com a acção a ser repoduzida em 'loops' de curta
duração, é absolutamente poderoso na forma como produz um choque
imediato no espectador; ninguém é incólume a estas imagens, garanto.
mas enquanto problematização daquilo que é invocado (o desafio dos
parâmetros sociais, culturais, religiosos, a crença na revolução do
indivíduo e do colectivo, o transcender desse ideal numa gestação de
novos referentes, afrontando pressupostos estabelecidos), parece mais
difícil de engolir; torna-se improvável encontrar aqui pouco mais do
que a gestão de uma fórmula razoávelmente rentável de fazer 'arte
política', de espírito rebelde e inconformado.
depois desta decisão de suspender a mostra, segue-se uma discussão
aberta na aula magna do instituto, a decorrer na próxima segunda-
feira, entre o comissário hanrou, o reitor do instituto e também
comissário okwui enwezor, e os professores john rapko e tony labat;
como estudei com os três últimos, posso adivinhar um confronto
energético mas inteligente entre propostas de investigação estética e
sua utilização bem diferentes, certamente a não perder. uma espécie
de duelo de 'western', com palavras e ideias afiadas. quanto à
polémica, estou certo que o artista e o galerista nova-iorquino david
zwirner agradecem.
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