[ARENA] ainda o cão...

miguel leal ml virose.pt
Quinta-Feira, 3 de Abril de 2008 - 13:21:13 WEST

Não há nada como um cão para acordar uma lista!

Passada a fase mais inicial das reacções a quente, parece-me que a
discussão tomou entretanto um caminho diferente. Gostei da água
deitada na fervura pelo João (e pelo Fernando), mas de qualquer modo
interessa-me pouco o facto em si, até porque não temos como aferir
dos seus detalhes e do seu contexto no meio de tanto ruído —
experimentem googlar o tema, como amostra... Neste momento, os seus
efeitos são um motivo bem mais interessante. Também não importa muito
tentar distinguir aquilo que é realidade e aquilo que é ficção. Os
efeitos de uma e de outra, para a discussão, não são muito diferentes
(já falando do cão, fazem toda a diferença).
Longe das emoções e da desinformação dos blogs, já pouco se discute o
cão e o artista. Discute-se sim no campo da bioética e da bioestética
(se é que lhe podemos chamar assim).

Curioso com este aumento do tráfego na [ARENA], fui consultar os
arquivos da lista ( e a minha memória, já que parte dos arquivos se
perdeu) e verifiquei que quase todos os picos de tráfego estiveram
ligados a questões que cruzam a bioética, a biopolítica e  a política
em sentido mais estrito. O último grande pico de tráfego esteve
ligado ao referendo do aborto (na altura alguns subscritores
indignaram-se com a contaminação da lista com assuntos "não
artísticos", o que gerou novo thread) e, antes disso, lembro-me de
uma discussão sobre feminismo, arte e política, por exemplo. E este é
um dado mais para a discussão...

Quanto à 'barriga de um arquitecto', tenho que dizer que só faltava
culparem o Duchamp de mais esta...:-)

um abraço

ml