[ARENA] ainda o cão...

João Martins joaomartins mac.com
Quinta-Feira, 3 de Abril de 2008 - 12:27:32 WEST

susana mendes silva escreveu:
> obrigada fernando, mas a história da galeria parece-me bastante
> romantizada...
Sobre esta atitude já disse o que tinha a dizer.
> a construção "conceptual" da obra parece-me também fraca, bem como
> esse simbolismo de substituição:
> - um cão de rua não é um rottweiler. não representa o mesmo: o da rua
> é um "pobre coitado".
> - chamar ao cão faminto o nome do artista morto também é algo que em
> nada torna a obra mais forte (antes pelo contrário).
Não me interessaria entrar em detalhe nesta parte da discussão, mas,
porque o rigor não tem que ser alheio à análise e interpretação,
pensemos assim:

Natividad Garcia não era um artista. Segundo o que li, há uns meses, era
uma mulher pobre, da Nicarágua, que foi morta por dois rottweillers
perante indiferença generalizada.
O cão que Habucuc expõe, representa, assim, não uma vingança contra os
rottweillers, mas uma representação da situação, em que uma figura
frágil, o cão famélico, representa a fragilidade de Natividad e se
permite ao público da instalação o confronto com a sua própria
indiferença. Trata-se duma mudança de contexto: uma mulher pobre é
substituída por um cão famélico, a rua ou fábrica em que Natividad
morreu, pela sala da galeria.
Podemos achar essa construção mais ou menos interessante. Podemos sentir
mais ou menos repulsa pela exploração da imagem do cão famélico, um ser
vivo em sofrimento.
Podemos muita coisa.
Mas sabemos muito pouco acerca de tudo isto. Demasiado pouco para dizer
tantas coisas, parece-me.
Eu tenho até dificuldade em imaginar como será a vida na Nicarágua, pelo
que me é complicado compreender a relevância de determinado tipo de
intervenções.

Mas concedo que pessoas com maior experiência de vida e mundividência se
sintam confortáveis a perorar acerca de tudo isto, como se lhes fosse um
fenómeno próximo.
> talvez algum artista queira fazer uma obra com o habacuc.
> apanhá-lo na rua e depois logo se via que construção "conceptual"
> seria interessante.
> eu proponho, mesmo, que a dita galeria reencenasse algumas partes do
> "chien andalu" no habacuc!
É interessante notar que um dos objectivos do artista, presumo, tenha
sido precisamente confrontar as pessoas com a distorção crescente de uma
escala de valores em que, de repente, possa parecer normal, comparar o
valor duma vida humana e do sofrimento humano, como o de Natividad
Garcia, ao valor da vida e do sofrimento dum cão.
Não é uma conversa que me interesse por aí além, mas tenho dificuldade
em movimentar-me em contextos em que a atenção que devotamos aos animais
de estimação ultrapassa significativamente a atenção que devotamos ao
vizinho ou concidadão.

Mas se houvesse um mínimo de preocupação com a realidade em tudo isto já
era muito bom.

João Martins
http://joaomartins.entropiadesign.org

--