[ARENA] ainda o cão...

João Martins joaomartins mac.com
Quinta-Feira, 3 de Abril de 2008 - 11:23:55 WEST

Desde as primeiras referências que vi a esta polémica, já há uns meses
largos, que me intrigava a possibilidade de se estar perante um relato
real dos factos ou se se tratava apenas de mais uma "lenda" que, com o
advento das comunicações rápidas e registos desenquadrados, têm
proliferado por entre a voracidade e a preguiça com que encaramos a
informação.
Tão farto ando dos gatos-bonsai, dos discursos radicais e belíssimos
falsamente atribuídos a distintas personalidades e de indignações vazias
de conteúdo perante não-eventos que fui deixando o meu hábito de
confirmar fontes e habituei-me a olhar para todas estas comunicações com
um grande nível de cepticismo.
A alegada performance de Habacuc a mim parece-me tão improvável como a
experiência dos gatos-bonsai de há uns anos. E lembro-me de ter visto a
referência a uma certa ideia de simetria entre o ataque que vitimou
Natividad Garcia, à ferocidade de dois rotweillers e perante a
indiferença generalizada e a imagem do cão famélico abandonado à sua sorte.
Lembro-me também que cada pseudo-fonte, cada mensagem, cada fotografia,
cada apelo acrescentavam uma ou outra incongruência e não vi, até à
recente mensagem do Fernando, a quem agradeço profundamente, um
vislumbre sequer de "verificação".
Estranhamente, até neste lista, a preocupação com a realidade factual é
residual e a validade atribuída a qualquer informação depende do humor e
do preconceito e não de esforços de verificação ou confiança nas fontes
que, como sempre, devem e têm que ser hierarquizadas.
Recuso-me a aceitar que o comunicado da Galeria (ainda que não se
encontre já no site) tenha menos credibilidade que as mensagens
desgarradas de origem desconhecida que povoam a net há meses, senão anos.

A verdade é que a ficção desenvolvida à volta da alegada performance de
crueldade de Habacuc estimula mais a nossa imaginação e vontade de
indignação contra o vazio do que a eventual realidade.
Não sabemos qual é a verdade, mas não nos interessa, não é?
Até chegarmos ao ponto de dizer que a "história da galeria parece
bastante romantizada". E os outros relatos da alegada odiosa
performance, não são também devaneios românticos?

A comunicação rápida, em rede, descentralizada, tem imensas vantagens e
benefícios muito particulares no que diz respeito à difusão da arte e da
cultura. Este, claramente, não é um exemplo disso.

Cumprimentos,

João Martins

--
João Pedro Martins